Por que ser um protetor de animais....

" Não me importa saber se um animal é capaz de pensar, sei que é capaz de sofrer e por isso o considero o meu próximo." Albert Schweitzer - Prêmio Nobel da Paz em 1952

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Deputada quer proibir puxada de cavalos em Santa Catarina

Deputada quer proibir puxada de cavalos em Santa Catarina
30 de maio de 2011 | Categorias: 1

Depois de Blumenau proibir a puxada de cavalos na cidade agora é a vez do Estado discutir o assunto. Está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa um projeto de lei que proíbe a competição que obriga cavalos a arrastar uma carreta sem rodas, com pesos que variam entre 1 mil e 2,5 mil kg por um percurso de 24 metros e que colocam em risco os animais.

A iniciativa foi da deputada Ana Paula Lima (PT), que tem reduto eleitoral no Médio Vale. O projeto foi protocolado dia 19 de abril. Na justificativa, a deputada apresentou argumentações do movimento de proteção aos animais. Entre as manifestações, as condições físicas dos cavalos. Eis um trecho do texto:

“Arrastar esta carga em uma carreta sem rodas em um trecho de chão e lama pode dobrar o peso da carga devido ao atrito com o solo. O esforço físico exagerado imposto aos animais leva a um quadro de exaustão e destruição da estrutura muscular, insuficiência renal e sofrimento orgânico que pode culminar em suas mortes. Ocorre também sobrecarga das funções cardiovascular e respiratória com elevação da pressão arterial além de sofrimento mental pela situação de subjugação e estresse a que o animal é submetido. Em abril de 2010, um grupo de ativistas pelos direitos dos animais que protestava pacífica e ordeiramente foi brutal e covardemente agredido pelos praticantes de uma puxada de cavalos em Pomerode resultando em vários manifestantes hospitalizados com ferimentos e fraturas graves”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário