Por que ser um protetor de animais....

" Não me importa saber se um animal é capaz de pensar, sei que é capaz de sofrer e por isso o considero o meu próximo." Albert Schweitzer - Prêmio Nobel da Paz em 1952

quinta-feira, 18 de março de 2010

Seu cachorro foi atropelado, e agora? Saiba como agir
Tatiana Cavalcanti - Da Redação

Milhares de animais são atropelados diariamente e, geralmente, as pessoas que presenciam a cena não sabem como agir imediatamente. Muitos sentem pena da situação, mas abandonam o local simplesmente por não saberem como proceder com o cachorro. Especialmente se você tem um, é importante que esteja preparado, pois eles dependem de nossa ajuda nesses casos.
Um cachorro atropelado está ferido e assustado. É preciso ter muita paciência e segurança para poder ajudar o bichano indefeso.
Os veterinários alertam que, nesses casos, o ideal é restringir os movimentos do animal para evitar lesões mais graves e mesmo permanentes.
Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranquilizador. Chegue perto dele sem tocá-lo. Abaixe-se e observe seus olhos e expressão facial: se o cão estiver com os olhos bem abertos e rosnando, não tente fazer carinho; se o cachorro estiver tremendo, com a cabeça baixa e com cara de “sorriso”, faça carinho nele para que se sinta mais calmo, começando embaixo da mandíbula. Se ele permitir, faça carinho na cabeça.
Uma boa dica para acalmar os bichanos é dar água. A protetora de animais Sonia Iglesias afirma que os índices de óbito são assustadores quando se trata de atropelamento, muito mais pelo choque de os cachorros se sentirem agredidos sem saber o por quê, do que pela própria lesão.
“Cerca de 78% dos animais falecem por entrar em estado de choque”, afirma Sonia. No momento seguinte ao atropelamento, segundo ela, é aconselhável observar a ausência de lesões mutiladoras ou expostas, checar se o animal está consciente e buscar imediatamente um copo com água. “Devagar, vá introduzindo pela lateral da boca do animal, que muitas vezes está com os dentes cerrados pelo estado de choque”.
Sonia afirma que a água tem o poder de iniciar o processo digestivo, ativando a circulação e trazendo o animal ao seu estado natural. “Somente após esse primeiro socorro, é que você deve levá-lo ao veterinário para avaliar a gravidade das lesões. Muitos deles, após este procedimento, levantam-se e saem andando, apenas assustados, mas é sempre bom acompanhar”.
A veterinária Gisele Tobias, 29 anos, da Pet Center Marginal, afirma que a água não tem efeito clínico. “Não vejo como isso possa ajudar a saúde do bicho, mas pode tranquilizar a vítima, que muitas vezes busca a água para ter algum alívio”.
Segundo a especialista, a maior causa de morte em atropelamentos são contusões pulmonares e hemorragias internas. “É preciso fazer um ultrassom abdominal para confirmar se há sangramento. Muitos cachorros saem andando normalmente, mas morrem em seguida devido à hemorragia interna”.
Assim que o cão estiver contido, é precisa levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
From:
http://www.diariodeguarulhos.com.br/beta10/f?p=181:4:1430445443957270::NO:4:P4_ID,P4_PALAVRAS:14347,Seu+cachorro+foi+atropelado,+e+agora?+Saiba+como+agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário