Por que ser um protetor de animais....

" Não me importa saber se um animal é capaz de pensar, sei que é capaz de sofrer e por isso o considero o meu próximo." Albert Schweitzer - Prêmio Nobel da Paz em 1952

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Caminhada melhora vida dos cães e de seus donos?


Para caminhar com cães, alguns cuidados devem ser tomados, como a escolha do horário mais indicado. Veja algumas dicas:

1. Pelo calor, que pode danificar as patas dos animais, a caminhada deve ocorrer no período da manhã ou bem no final da tarde.

2. A respiração ofegante do cão e a resistência em continuar o trajeto, devem ser respeitadas. Mas, não associe o cansaço do animal com a língua de fora! Os cães sentem mais calor do que os humanos, mas não transpiram, porque não possuem glândulas sudoríparas. Eles efetuam a perda de calor pela língua e também pelo focinho e “almofadinhas” das patas.

3. Para mostrar ao cão a diferença entre passeio e caminhada procure adotar uma postura mais séria, com comandos mais firmes.

4. As paradas do cão, tão comuns nos passeios, devem ser abolidas para que se mantenha um ritmo adequado ao cachorro e ao dono.

5. Nas caminhadas, fique atento para evitar acidentes com crianças e pessoas idosas. Use sempre os equipamentos de segurança – como coleiras e fucinheiras, para algumas raças.

6. Mantenha a vacinação em dia e recolha as fezes do animal para evitar que as pessoas escorreguem.

7. Para garantir o bem-estar do seu melhor amigo, é importante fazer com que ele beba água em pequenas quantidades e urine antes de começar a caminhada.

8. Fique atento com a forma de conduzi-lo – segure a guia de maneira firme, do lado esquerdo e mantenha uma postura ereta. As guias com extensores devem ser utilizadas somente quando o cão estiver acostumado à prática de caminhada.

9. Respeite o direito de outras pessoas que não gostam de cães ou que eventualmente sejam alérgicas ou tenham fobia por animais.

10. Recompense o cão após a caminhada com um petisco canino para condicionar o bom comportamento.

O seu cão certamente agradece – basta ver a alegria do animal na hora da caminhada. Mas saiba que a maior recompensa quem ganhará é você – mais saúde e qualidade de vida para ambos!

(*) Dr. Fabio Ravaglia. Médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário