Por que ser um protetor de animais....

" Não me importa saber se um animal é capaz de pensar, sei que é capaz de sofrer e por isso o considero o meu próximo." Albert Schweitzer - Prêmio Nobel da Paz em 1952

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como tratar um gato que toma um choque elétrico.



Gatos adultos raramente são vítimas de choque elétrico. Mas filhotes são naturalmente curiosos e vão mastigar quase tudo, inclusive fios e cabos elétricos, o que os deixa mais sujeitos a serem vítimas de choque elétrico. Se o isolante possuir furos e a boca do gato ficar em contato com os fios, o gato irá tomar um choque e pode ser incapaz de soltar a fiação.
Desconecte o plug imediatamente antes de tocar no gato. Se você tocar o gato antes de desconectar a fiação, também poderá tomar choque.

Examine o gato cuidadosamente. Choque elétrico pode causar danos sérios ao coração e acúmulo de líquido nos pulmões. Choque forte pode fazer o coração do gato parar e a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) precisa ser feita imediatamente para o coração voltar a bater.

Você deve procurar por sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou esbranquiçadas assim como respiração e batimentos cardíacos acelerados.

Normalmente, a boca do gato ficará queimada pelo contato com os fios. Isso parece muito mais sério do que realmente é: se o ferimento for limpo e tratado de maneira adequada, ele pode ser eventualmente curado.

Se o gato tiver sofrido um choque elétrico, siga as dicas de cuidados com gato deste artigo.

Passo 1: se o gato ainda estiver com a fiação elétrica na boca, não o toque. Retire o plug da tomada.

Passo 2: se o gato estiver respirando, prossiga para o Passo 4. Se o gato não estiver respirando, sinta o batimento cardíaco posicionando os dedos cerca de três centímetros ao lado da pata do gato e no centro de seu peito.
Passo 3: se o coração do gato não estiver batendo, execute uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) nele. Se estiver batendo, faça respiração artificial.

Passo 4: se a boca do gato estiver queimada, aplique, cuidadosamente, um algodão com 3% de peróxido de hidrogênio. Não use qualquer outro anti-séptico.

Passo 5: leve o gato ao veterinário imediatamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário