Por que ser um protetor de animais....

" Não me importa saber se um animal é capaz de pensar, sei que é capaz de sofrer e por isso o considero o meu próximo." Albert Schweitzer - Prêmio Nobel da Paz em 1952

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como tratar um gato com o olho arranhado.


Gatos são naturalmente curiosos e se enfiam nos mais diferentes lugares e objetos de uma casa. Isso significa que a chance de arranhão ou irritação nos olhos é alta.

Alguns gatos também sofrem de irritação nos olhos devido a vírus, alergias (em inglês), poeira, sujeira, brigas, etc. Uma irritação pode causar uma leve inflamação na membrana ao redor do olho (conjuntivite) ou dano grave à córnea. Doenças do trato respiratório superior (em inglês) são, provavelmente, a causa mais comum de conjuntivite entre gatos. Quando examinar os olhos do gato, é importante saber que eles têm uma terceira pálpebra localizada no canto dos olhos, próxima ao nariz. Ela pode cobrir completamente o globo ocular e, às vezes, dar a impressão que parte do olho sumiu. Se essa pálpebra estiver aumentada ou avermelhada, o olho está inflamado. Não toque nem manipule o local. Toda irritação nos olhos deve ser tratada por um veterinário.
Se você não tem certeza se o gato está com o olho arranhado, algumas das evidências são piscar com os olhos meio fechados e esfregar e bater com as patas nos olhos. O olho também terá uma supuração grossa ou vermelhidão. Se seu gato tem o olho arranhado ou irritado, siga as dicas deste artigo.

Passo 1: aproxime-se do gato cuidadosamente. Se seu gato for nervoso ou ansioso, prenda-o se necessário.

Passo 2: lave bem o olho do animal (três a quatro vezes) com solução salina ou água pura.

Passo 3: você deve ajudar a evitar que o gato machuque os olhos. Uma proteção deve ser enrolada na pata da frente do mesmo lado do olho afetado.

Passo 4: se o gato estiver arranhando continuamente o olho, corte um pedaço grande de papelão no formato de um colar do tipo elizabetano.

Passo 5: Leve o gato imediatamente ao veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário